sexta-feira, 15 de maio de 2009
A poluição - ponto de vista do 4º B
A minha escola... (Mariana 2.ºB)

quinta-feira, 14 de maio de 2009
O dragão da crista amarela!
Lemos o texto «O dragão da crista amarela...» e quando conversámos sobre ele vimos que não estava completo. Faltava o desenvolvimento e a conclusão...
Como tinhamos muitas ideias decidimos escrevê-las nos nossos cadernos diários. A seguir lemos para a turma e através de uma votação seleccionámos os três melhores textos.
O dragão de crista amarela era muito guloso.
Gostava de comer croquetes com creme de sorvete.»


terça-feira, 12 de maio de 2009
O nosso Jogo da Glória...
Sementinhas!
Propomos-te o desafio de experimentares. É muito fácil, só precisas de:
- metade de uma garrafa de água;
- sementes (feijão, grão, milho, etc.);
- um guardanapo;
- uma folha de papel.
Agora basta seguires os seguintes passos:
- coloca o guardanapo na garrafa de água, de modo a que a garrafa fique tapada em toda a volta;
- de seguida, amarrota a folha de papel e coloca-a no interior da garrafa. Assim a folha de papel vai empurrar o guardanapo contra a garrafa de água;
- coloca as sementes entre a garrafa e o guardanapo. Se optares por colocar mais do que uma semente, coloca-as separadas;
- por fim, coloca um pouco de água, até o guardanapo ficar húmido (molhado).
Depois necessitas de ir verificando o que acontece às sementes e manter sempre o guardanapo húmido. Podes guardar uma semente num local escuro e outra num local com luz (sol) e observa o que vai acontecer! Será que germinam as duas?
quarta-feira, 6 de maio de 2009
A visita a Coimbra!
"Nós, a Escola Amarela, fomos a uma visita de estudo a Coimbra. Primeiro fomos à Quinta Pedagógica. Lá vimos muitas coisas. Vimos os animais e depois fomos lanchar ao picadeiro. Enquanto lanchávamos vimos cavalos a correr e a saltar.
Depois fomos visitar algumas estufas. A guia explicou-nos que as plantas primeiro vão para a "maternidade" e só depois vão para as estufas maiores.
Em seguida fomos à vacaria onde se tira o leite às vacas. A senhora explicou que cabiam lá 4 vacas ao mesmo tempo e que essa sala chamava-se a sala de ordenha.
Depois voltámos para o picadeiro para almoçar. Eu gostei mais de ver os cavalos!
À tarde fomos ao Portugal dos Pequenitos. À entrada estavam duas estátuas. Lá vimos muitas casas em miniatura de outros países como a Índia, Macau e Brasil. Depois vimos um filme sobre a descoberta do Brasil.
Foi muito divertido!"