sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

"A Fábrica do Natal"

 Assistimos à peça "A Fábrica do Natal", no teatro José Lúcio da Silva, dinamizada pelo Órfeão de Leiria.


Teatro "Léguas de Línguas.."

"Léguas de Línguas..." foi concebido e realizado por quatro pessoas oriundas de países social e culturalmente distintos. Yumiko Ishizuka, japonesa; Inesa Markava, bielorussa; Sandie Mourão, britânica e Laura Perdomo, cubana juntaram-se com o objetivo de criar um espectáculo que em si mesmo é a corporização da possibilidade de nos encontrarmos todos sem abandonarmos aquilo que nos caracteriza, mas antes gerarmos algo novo, uma nova forma de ver, sentir e estar, a partir dessas diferenças. O espetáculo é construído numa estrutura narrativa circular. Mostra-se um dia, entre o levantar e o deitar.

















segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No dia 3 de dezembro, comemorou-se o dia Internacional da Pessoa com deficiência. Nesse sentido, alguns alunos que frequentam o CAA foram até à Câmara Municipal de Leiria para perceber a importância da mesma no seio da comunidade. Fomos recebidos no Salão Nobre e conhecemos pessoalmente o Presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, e a Vereadora da Educação, Anabela Graça. Percebemos que que é a Câmara que ajuda as escolas ao nível das refeições, das assistentes operacionais e fazem atividades que nos deliciam ao longo de todo o ano como o “Leiria Natal”, a “Feira do Livro”, o “Leiria Kids”, entre outras. No final, ainda recebemos um presentinho da Câmara: um caderno e um estojo com material escolar!






Além disso, na escola Amarela, em colaboração com a Professora de Educação, Cristina Ferreira, foram realizadas atividades com o intuito de sensibilizar toda a comunidade escolar para a temática. Este ano, deu-se particular ênfase à deficiência física, partindo de uma curta-metragem que nos mostrou que, por vezes, o maior problema não está na deficiência, mas na forma como olhámos para ela. Por isso, uma palavra amiga, um gesto de amizade, um olhar amigo pode fazer a diferença na vida dessa criança, aliás, de qualquer criança. Nesse sentido, optámos pelo lema: “Heróis sem capa” pois, de facto, todos nós podemos ser heróis na vida de uma criança e fazer a diferença na sociedade. Realizámos vários rostos com recortes de jornais e revistas para mostrar que somos todos diferentes e é essa diferença que nos torna tão singulares e únicos.
























Estas são experiências que nos enriquecem, que fazem da escola um espaço transformador e conhecedor de múltiplas realidades, mais inclusivo e aberto ao mundo, incluindo mulheres, homens, meninas e meninos com / sem deficiência, para que todos possam atingir o seu potencial máximo!

Cristina Ferreira

Educação Especial


segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

"Uma explosão de cores"

Em mais uma sessão do projeto "Ciência em Movimento" concluímos que o leite possui gordura na sua constituição e que se acumula à superfície. Quando adicionamos uma gotinha de detergente esta empurra a gordura do leite quebrando a tensão superficial. Esta quebra faz com que os corantes se misturem formando uma “explosão de cores”.