terça-feira, 11 de novembro de 2014

Texto interessante sobre o sistema digestivo

SE EU FOSSE UMA BANANA

Olá, eu sou uma banana. Agora estou no prato e vou ser comida. Entro na boca de um menino e começo a transformar-me em bolo alimentar com a ajuda da saliva. Vou fazer uma descida a pique. Oh! Não tinha reparado! Estou agora a passar pela faringe e a seguir vou passar no esófago. Finalmente
cheguei ao estômago. Pensei que podia descansar, mas não! Como tenho aqui outros alimentos, fui ter com eles. Acabei de me transformar numa massa quase líquida chamada quimo. Agora, vou passar no intestino delgado com 6 metros de comprimento mas sempre às curvas! Durante esses 6 metros, transformo-me em quilo porque me misturei com outros sucos. Os nutrientes que são precisos atravessam  as paredes do intestino delgado e vão para o sangue deste menino. O resto foi para o intestino grosso que me transformou em fezes. Passam pelo reto e saem pelo ânus.
As pessoas têm de ter o sistema digestivo a trabalhar bem para viverem com saúde. Eu dei forças ao menino.
                                                                   Bernardo Ferreira Pereira – 3.ºA


                                                                                                                        

Sem comentários: