terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa - 15/11/2011

































No passado dia 15 deste mês, comemorámos o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa ...os professores José Maurício, Lídia Tomás, Gabriela Silva e a nossa querida Ana, terapeuta da fala, prepararam uma sessão muito interessante para todos.

Até os professores das turmas e assistentes operacionais tiveram de comunicar em Língua Gestual!

E, como em todas as festas, terminámos a dançar! Foi uma atividade interessante onde todos pudemos aprender e participar.

Devido à condicionante da nossa Escola Amarela estar dividida em dois edifícios diferentes, esta comemoração decorreu no dia 15 no Pólo e no dia 16 na Sede da nossa escola.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O Magusto na nossa Escola Amarela -11/11/11


















Na passada sexta-feira, celebrámos o Dia de São Martinho, com o tradicional Magusto. As castanhas estavam deliciosas e para além de ser um dia com atividades diferentes, pudemos também conviver um pouco mais mesmo em tempo de chuva pois no pólo da nossa escola já temos um telheiro para nos abrigarmos em dias chuvosos. Foi um dia muito bom!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dia de Todos os Santos - tradição do "bolinho" (Pão por Deus)










































A festa do dia de Todos-os-Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A Igreja Católica celebra a Festum omnium sanctorum a 1 de novembro seguido do dia dos fiéis defuntos a 2 de novembro. A Igreja Ortodoxa celebra esta festividade no primeiro domingo depois do Pentecostes, fechando a época litúrgica da Páscoa. Na Igreja Luterana o dia é celebrado principalmente para lembrar que todas as pessoas batizadas são santas e também aquelas pessoas que faleceram no ano que passou. Em Portugal, neste dia, as crianças costumam andar de porta em porta a pedir bolinhos, frutos secos e romãs.


Para comemorar este dia, na nossa Escola Amarela, ontem, fizémos bolinhos deliciosos e até tivémos tradução, realizada pela professora Lídia, em Língua Gestual Portuguesa, da respetiva receita.

Também realizámos outros trabalhos relacionados com a data em causa e decorámos os nossos saquinhos para levar bolinhos para a nossa família.

Esperamos que tenham gostado dos bolinhos feitos com amor e carinho.

Estavam divinais os nossos bolinhos!